Estimados Medianos,
No domingo passado (08/12/2024), afastou-se definitivamente de nós um Mediano que sempre granjeou nossa alta admiração. Partiu desta vida com destino à vida que não conhecemos, mas que será o destino final de cada um de nós.
Na realidade, não nos surpreendeu o afastamento desse querido amigo. Seu estado de saúde, em função da idade avançada, era bastante delicado. A consciência dessa situação, contudo, não nos é suficiente para evitar o lamento de sua partida.
Reportar-me ao nosso Eterno Comandante, exige-me o recurso de duas óticas: a do Tenente, que com ele teve o privilégio de conviver e, no cotidiano, aprender; a do Oficial General, maduro na vivência da caserna.
O Tenente Brochado olhava o então Capitão Brum como o superior em quem os subordinados confiavam na lealdade e na amizade – exigente quanto à qualidade de execução dos serviços, justo na aplicação das sanções disciplinares, atento à defesa dos seus subordinados contra injustiças.
É com olhar mais experimentado, que o General Brochado avalia o então Capitão Brum. Neste olhar sua figura cresce em estatura, torna-se mais admirável. Identifico-o como Oficial de extrema coragem moral e administrativa. Riscos às suas decisões não o atemorizavam. Em meio ao seu Comando, sabedor da futura extinção da Companhia, não arrefeceu ânimo, ao contrário, intensificou melhorias nas rotinas de trabalho e nas instalações. Esteve, brilhantemente, à frente de sua Unidade em campanha, no exercício de longa duração da 6ª Divisão de Exército denominado Operação Poncho Verde, no qual a Companhia colheu elogios do Comando da manobra.
Honro a memória do Coronel Brum, proclamando que a ele devo preciosos ensinamentos de convivência com subordinados, de destemor quanto às suas decisões, de não contemporização em situações disciplinares.
Creio que ao amigo que partiu, os Medianos que tiveram a dádiva de com ele conviver, na Ativa ou na Reserva, guardam-lhe gratidão, como a guardo eu, com saudosa estima.
O Altíssimo elege pessoas corajosas para, em peregrinação terrestre, promover, exemplificar e difundir o bem. Cumprida essa missão, a todos esses, chega a hora da chamada para retorno à casa do Pai Celestial. Nesses termos foi chamado o Coronel Brum.
Restam-nos saudades, admiração e orações.
Prossigamos nossas peregrinações, balizadas pela união do grupo e pela solidariedade aos necessitados.
Gen Brochado
|